Atividades

Propiciando aos jovens aprendizes uma visão mais ampla do mundo e seus atuais desafios, a AJJA realiza diversas visitas e atividades de campo, dentre as quais se destacam:

  • ESTRE (aterro sanitário de Paulinia): este empreendimento tem 2 milhões de metros quadrados e mantem uma série de compromissos socioambientais, como o reflorestamento, a implantação e fortalecimento de cooperativas de reciclagem, viveiros de mudas arbóreas nativas, estufas e programas ambientais comunitários.
  • FAJ aberta: no projeto da Faculdade de Jaguariúna Aberta, os alunos participaram de várias palestras sobre os cursos oferecidos pela entidade e conhecem toda a sua estrutura, tendo a oportunidade de observar, vivenciar e interagir com o ambiente universitário. O objetivo da atividade é auxiliar os estudantes neste momento de decisão sobre o futuro profissional e a escolha do curso de graduação, mostrando as opções que a faculdade oferece e o diferencial de sua proposta de ensino acadêmico. Além de palestras, atividades práticas e aulas expositivas, os alunos terão a oportunidade de conhecer os laboratórios, Hospital Veterinário, agência de turismo, Hotel-Escola, as clínicas especializadas dos cursos da área da saúde e outros espaços onde ocorrem as aulas práticas dos cursos.
  • Sabina (Santo André – SP): A Sabina – Escola Parque do Conhecimento é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Formação Profissional, um grande espaço destinado à exposição de equipamentos, instrumentos científicos e obras de arte, onde o visitante interage, reconhecendo ou não, algo familiar ao seu repertório cultural. Sabina é uma idéia pedagógica que transcende o ensino formal, onde os alunos participam do processo permanente da construção de conhecimentos os diferentes percursos de aprendizagem se entrecruzam além do cotidiano escolar, de forma prazerosa e lúdica. Dentro desse objetivo, promove a ampliação dos conhecimentos trabalhados pela escola, o estímulo à cultura científica e artística, o despertar da curiosidade e do questionamento do aluno e da reciclagem dos educadores.
  • Mini Pantanal (Terminal Turístico Luiz Pelatti): possui uma área de 32km², sendo que 18km² estão situados em Paulínia. É um dos ecossistemas mais completos da nossa região, podendo-se observar grande variedade de fauna e flora. Na farta vegetação que cobre a região, pode ser ouvido o rio Atibaia descendo ao encontro do rio Piracicaba, criando um ecossistema específico que abriga centenas de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos. Encantando por sua beleza natural é utilizado como laboratório natural para biólogos, estudantes e ecologistas.

Confira algumas fotos: